A alimentação e o estilo de vida exercem grande influência sobre o sucesso das tentantes. Veja práticas que podem aumentar as suas chances
Por Mariana de Menezes (nutricionista) – CRN1 16246
Não é segredo que a boa alimentação e os hábitos saudáveis (como fazer atividades físicas e procurar controlar o estresse) impactam a nossa qualidade de vida como um todo. E no aspecto da fertilidade, não é diferente.
É cientificamente comprovado que os maus hábitos – como sedentarismo, tabagismo e consumo excessivo de álcool – impactam negativamente a fertilidade. Enquanto as pessoas saudáveis, com boa nutrição, peso equilibrado, que praticam atividades físicas e cuidam da saúde como um todo, tem mais chances de engravidar.
Veja alguns passos que você pode colocar em prática já:
1. Cuidar da alimentação
Leia-se: Ter uma alimentação equilibrada, com todos os grupos alimentares (proteínas, carboidratos, frutas, verduras, legumes). Modere o consumo de doces, cafeína, bebidas alcoólicas, frituras e industrializados em geral. Se possível consulte uma nutricionista, ela poderá fazer um plano individualizado e mais alinhado aos seus objetivos (desde perder peso e melhorar a disposição até melhorar a fertilidade).
2. Cuidar do intestino
O que tem a ver o intestino com as chances de engravidar? Muita coisa! Primeiro, porque ele é o maior responsável pela absorção de nutrientes no nosso organismo. Uma boa nutrição depende do bom funcionamento intestinal (e vice-versa). Mais: Os microrganismos que habitam em nosso intestino são responsáveis por produzir algumas vitaminas (como a K, B2 e B12, além do ácido fólico) essenciais para a concepção. O intestino tem, ainda, um papel importante em nosso sistema imunológico.
3. Fazer atividade física
Ter uma vida ativa é tudo de bom: Ajuda a manter um peso saudável, reduz o estresse, libera hormônios de bem-estar, ajuda a controlar doenças do sistema reprodutivo como a endometriose, ajuda a regular a produção hormonal, etc. Aqui, toda atividade física conta. Pode ser musculação, caminhada, corrida, dança, natação, esportes como futebol, vôlei, tennis, beach tennis... Aquilo com o que você mais se identificar. O importante é manter alguma regularidade (uma média de três vezes por semana já é suficiente).
4. Iniciar a suplementação
Você sabia que a suplementação das futuras mamães já começa antes mesmo de engravidar? Alguns suplementos são indicados por ginecologistas e obstetras de forma geral, mas o ideal é realizar alguns exames para checar se você possui alguma necessidade específica. Essa etapa é importante para se certificar de que não haverá dificuldades na concepção devido a falta de nutrientes, para garantir o bom desenvolvimento do bebê e para a mamãe curtir uma gestação saudável.
5. Procurar profissionais capacitados para te ajudar
Por mais que o cultivo de hábitos saudáveis contribua para aumentar as chances de engravidar, somente essas atitudes, isoladamente, não resolvem o problema de quem tem algum fator de infertilidade. Caso você esteja tentando engravidar há um ano sem sucesso, precisa procurar ajuda especializada. Esse tempo cai para meio ano se a mulher tiver mais de 35.
Aqui na Clínica Gerare nós contamos com ginecologistas, especialistas em reprodução humana e também com nutricionistas para te ajudar nessa etapa tão importante. Conte conosco!