Fertilidade feminina

O que o seu corpo está te contando ao longo do ciclo?

Toda mulher tentante que já iniciou a jornada em busca da realização do sonho de ter um bebê já está bem familiarizada com o termo "período fértil" - aquela janela do mês em que o organismo está apto a engravidar. Mas, e antes e depois desse período, o que acontece no nosso corpo? Por quais diferentes momentos passamos ao longo do ciclo, e quais são os sinais que o corpo te envia a respeito disso?

Nesse post, vamos entender melhor o que o organismo feminino comunica ao longo do mês. Muito mais do que se programar para tentar engravidar, esse conhecimento faz parte do autocuidado feminino e pode contribuir para o seu bem-estar durante a jornada.

Ciclo menstrual feminino

Fase menstrual

 

Todo mês, o útero constrói uma espécie de “ninho” para esperar um bebê. É o endométrio, camada interna uterina, que começa a engrossar. Quando entende que não virá ninguém para ocupá-lo, nosso organismo decide descartá-lo. A menstruação é a descamação do endométrio, se desfazendo quando não há implantação de um embrião. Nessa fase é comum se sentir mais cansada, irritada e introspectiva.

Fase folicular

Nessa fase, que dura entre 10 e 14 dias (em média), o corpo começa a estimular os folículos ovarianos (estruturas que abrigam os óvulos) – isso graças às oscilações hormonais do período. Paralelamente, se inicia um processo de reconstrução do endométrio (um novo ninho, para esperar um bebê no mês seguinte). A disposição e a libido começam a aumentar gradativamente.

Ovulação

Por volta do 14 dia, em ciclos regulares de 28 dias, acontece a ovulação – o período fértil da mulher. Os folículos estão prontos e devem liberar um óvulo que pode ser fecundado numa janela de até 5 dias. Nesse período a libido tende a aumentar, um corrimento parecido com clara de ovo pode aparecer na calcinha e algumas mulheres podem sentir um desconforto leve na região pélvica, conhecido como “dor da ovulação”.

Fase lútea

Após a ovulação, na segunda metade do ciclo, o corpo lúteo (estrutura formada após a ovulação) aumenta a produção de progesterona, hormônio que prepara o organismo para uma possível gravidez. Caso um embriãozinho não venha, o hormônio volta a cair, e o corpo inicia o processo que resultará na eliminação do ninho, novamente. É nessa fase que começam a aparecer os sintomas da TPM. Depois dela, voltamos para a fase menstrual.

Você é capaz de reconhecer cada uma dessas fases do seu ciclo menstrual? Há períodos em que estamos mais dispostas e leves, em outros, o corpo pede descanso e sossego. Saber ouvi-lo e respeitá-lo também faz parte do processo.

Para mulheres jovens, é considerado normal ficar até um ano sem conseguir engravidar (antes de ser necessário procurar ajuda médica), caso tenha relação sexual com frequência. Mulheres na faixa dos 35 anos devem buscar essa ajuda depois de seis meses de tentativas sem sucesso. Quando chegar a hora de visitar um especialista em reprodução assistida, é necessário que o casal participe da consulta para que ambos sejam avaliados. Conte conosco!