Fertilização in vitro (FIV): tudo o que você precisa saber
A fertilização in vitro é um método que consiste na fecundação do óvulo pelo espermatozóide, através de técnicas de reprodução assistida realizadas em laboratórios especializados. Os embriões gerados são mantidos em estufa para crescimento e posteriormente são transferidos para o útero da mulher
Ela tem sido estudada há muito tempo por médicos e especialistas e teve êxito em 1978, quando o primeiro "bebê de proveta" veio ao mundo. Desde esse dia, inúmeras inovações e melhorias proporcionaram aos casais inférteis a possibilidade de terem filhos.
FIV clássica
Após a punção ovariana para a obtenção dos óvulos, o sêmen é colhido através da masturbação, cerca de 100 mil espermatozóides são selecionados e colocados ao redor de cada óvulo, para apenas um deles fertilizar o óvulo. Os embriões gerados são colocados em estufa que possui condições parecidas com as da tuba uterina e então, entre 2 a 5 dias de vida, são transferidos através de um catéter para o endométrio, parte interna do útero, onde ele irá se fixar.
ICSI
Intra Citoplasmatic Sperm Injection é uma expressão em inglês que significa introduzir o espermatozóide diretamente no óvulo. Para realizar esse processo é utilizado um microscópio eletrônico de alta resolução. Esta técnica é indicada quando a quantidade de espermatozoides no exame de espermograma é muito baixa.
As chances de gravidez dependem de vários fatores. Os principais são a idade da mulher (que é o fator isolado mais importante), a qualidade dos embriões produzidos e a causa da infertilidade e a quantidade de ciclos realizados, por exemplo: mulher de 30 anos cujo fator de infertilidade é masculino, a chance é de 40% no primeiro ciclo, 64% no segundo e de 82% no terceiro ciclo- de acordo com a Society for Assisted Reproductive Technology (SART)
Evolução na FIV
A fertilização in vitro é segura, sendo raros as complicações graves. É feita em laboratório com o acompanhamento de um médico especializado
Como melhorar a fertilidade
Há algumas dicas de mudança de hábitos que valem a pena serem seguidas para evitar a infertilidade. São elas:
- Não vestir cuecas e calças muito apertadas que possam aumentar a
temperatura testicular;
- Evitar o cigarro e álcool em excesso;
- Não usar anabolizantes e droga ilícitas.
- Evitar cafeína em excesso
Quem deve fazer a FIV
A fertilização in vitro é indicada em certas ocasiões. Algumas delas são:
- Homens com baixa quantidade de espermatozóides;
- Homens que fizeram vasectomia;
- Mulheres que têm as tubas uterinas danificadas ou obstruídas;
- Mulheres que têm baixa qualidade ou quantidade de óvulos.
- Endometriose
- Infertilidade sem causa aparente
- Fragmentação elevada do DNA espermático