Essa é uma curiosidade que envolve tanto homens quanto mulheres: como a questão da hipertensão pode interferir na fertilidade
Como se trata de um tema delicado e um problema bastante recorrente em diversos perfis de pacientes, no caso de dúvidas, a recomendação é procurar um especialista no assunto.
A equipe da Gerare Reprodução Humana está à disposição para sanar todo tipo de questionamento. Fale conosco!
O que é hipertensão?
A hipertensão é um problema de saúde que tem como característica central a pressão alta. São níveis elevados e constantes da pressão arterial.
Dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão revelam que são 300 mil mortes causadas, a cada ano, pela doença.
Uma questão bastante alarmante desse problema, é o fato dele desencadear outras mazelas como infartos, derrames e doenças renais.
A prevenção da hipertensão se dá em boas práticas diárias: evitando o cigarro, o consumo de álcool e sal, monitoramento da pressão arterial e controle do peso, entre outros.
Afinal, hipertensão pode causar infertilidade?
Em linhas gerais, a resposta mais comum é que não há uma ligação direta entre a infertilidade e a hipertensão em si.
No entanto, o que os especialistas informam é que, situações e problemas desencadeados pela hipertensão, sim, podem ser dificultadores do processo de fertilização.
No caso das mulheres, por exemplo, hábitos ou doenças que estejam associadas à pressão alta podem prejudicar a fertilidade.
É o caso da obesidade e o tabagismo, por exemplo.
É importante ressaltar também que, durante a gravidez, a hipertensão pode representar um risco e gerar problemas diversos no processo. Por isso, é fundamental o acompanhamento médico.
Para homens, a hipertensão também sofre a influência das medicações para controle de pressão arterial. Esses tratamentos podem causar reações que dificultam tanto a fertilidade quanto a potência.
Há indícios que a doença possa interferir, inclusive, na qualidade dos espermatozoides.
Acompanhamento médico é fundamental
A Gerare Fertilização Humana está à disposição para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto e, também, avaliar o quadro clínico tanto do homem quanto da mulher.
Faça contato conosco ainda hoje e agende uma consulta.
Leia também: Como funciona o check-up de fertilidade