Preservar a fertilidade significa guardar óvulos e espermatozoides congelados para uso futuro.
Inúmeras razões podem contribuir para o adiamento da maternidade e da paternidade:
Estudo, trabalho, dificuldade de encontrar o parceiro ideal, relacionamento instável e também a descoberta de uma doença onde seja necessária a retirada dos órgãos reprodutores (ovários e testículos) ou a necessidade em realizar quimioterapia, acarretando na extinção dos óvulos e espermatozoides restantes.
Com a divulgação da importância da preservação da fertilidade e da educação feminina sobre a diminuição da reserva ovariana com o passar dos anos, muitas mulheres estão procurando seus médicos para realizar um check up da fertilidade e muitas delas descobrem que já estão com uma reserva de óvulos diminuída. Por motivos na maioria das vezes desconhecidos, em algumas mulheres, o envelhecimento dos ovários segue um ritmo totalmente desconexo do envelhecimento do restante do corpo, acarretando em uma diminuição da reserva ovariana e na dificuldade em engravidar.
Quando feito esse diagnóstico, é de extrema importância iniciar as tentativas para engravidar e, caso não deseje ou não possa gerar uma vida nesse momento, o congelamento de óvulos é uma atitude inteligente e sensata pois, diferentemente dos homens, as mulheres nascem com um número pré estabelecido de óvulos e os vão perdendo ao longo da vida, independentemente da época da primeira menstruação ou do uso de anticoncepcionais. Quando eles se esgotam, tem início a menopausa.
A diminuição do número de óvulos ocorre com o passar dos anos. A partir dos 35 anos ocorre uma aceleração dessa perda e aos 40 anos, a maioria das mulheres já está com uma quantidade reduzida de óvulos.
É realmente uma corrida contra o tempo
A avaliação com um especialista é de extrema importância no planejamento da vida familiar futura. Converse com seu médico sobre a época da vida em que pretende engravidar; faça exames específicos para avaliar sua reserva ovariana. Se o sonho de gerar uma vida estiver distante e você estiver com mais de 30 anos, procure se informar sobre as medidas necessárias para preservar sua fertilidade.
As técnicas de preservação da fertilidade oferecem a possibilidade de adiar o momento de se ter um filho e está disponível tanto para mulheres quanto para homens.
Para os homens, a coleta de sêmen por masturbação permite o congelamento dos espermatozoides. Para as mulheres, é necessário utilização de medicamentos indutores da ovulação para estimular o crescimento de mais de um óvulo ( diferente do que acontece naturalmente) para que no momento da coleta ( punção ovariana) seja possível uma captação de um número maior de óvulos, aumentando as chances de gravidez no futuro. Caso a quantidade seja baixa, novas induções e coletas deverão ser realizadas. O ideal é que se obtenha mais que 15 óvulos.
Enquanto você decide o que irá fazer, tome nota de algumas medidas que podem ajudar na preservação do seu potencial reprodutivo no dia a dia: não fumar; reduzir a ingestão de álcool; cultivar bons hábitos; ter uma vida sexual saudável; controlar seu peso e fazer exames de rotina.