Tratamento para engravidar – o que perguntar na consulta?

5 perguntas essenciais para você fazer ao médico especialista em reprodução assistida

Dra Alessandra Bianchini Daud, médica especialista em reprodução assistida

Por Alessandra Bianchini Daud, CRM/TO: 2479

A busca por clínicas especializadas em tratamentos de reprodução assistida, como a Gerare Reprodução Humana, está cada vez maior. E não é apenas porque o número de pessoas inférteis aumentou. Primeiramente, somos uma geração muito mais consciente da nossa saúde. Graças à disseminação de informações e às campanhas de conscientização da infertilidade, hoje muitos casais já entendem a necessidade de procurar ajuda médica quando se deparam com uma dificuldade para engravidar. Há, ainda, o caso das mulheres que ainda não se sentem prontas para se tornarem mães, mas já tem a consciência de buscar recursos de preservação da fertilidade para poderem programar as suas gestações com mais calma, para um momento oportuno, no futuro.

Seja qual for a sua motivação para ter procurado uma clínica ou um especialista em reprodução humana, muitas vezes uma dúvida paira no ar: E agora? Por onde começar? Quais assuntos devem ser abordados em uma consulta nessa especialidade? O que eu preciso saber sobre os tratamentos para engravidar?

A consulta médica de reprodução humana

Primeiramente, calma. Os médicos especializados em reprodução humana já estão acostumados a conduzir os pacientes desde as consultas iniciais, quando tudo parece muito novo e até mesmo assustador. Afinal de contas, esses profissionais entendem o quanto pode ser delicado para um casal descobrir um motivo de infertilidade.

Não é só um diagnóstico, não é mesmo? É uma verdadeira pedra no caminho de quem sonha com uma gravidez. Descobrir que a jornada para aumentar a família pode ser mais tortuosa do que o idealizado pode gerar bastante frustração – para dizer o mínimo. Isso é normal, é até esperado, e deve ser compreendido e validado pelos profissionais que irão te acompanhar nesse processo.

Consultório médico na Clínica Gerare Reprodução Humana

E se tratando de algo tão importante para o futuro da sua família, não existem perguntas óbvias demais. Não tenha receio de expor todas as suas dúvidas e preocupações. De preferência, leve as suas questões anotadas em um caderninho ou no bloco de notas do seu celular – assim você não corre o risco de esquecer de nada pelo nervosismo que pode surgir na hora.

Agora, para te ajudar nessa missão, temos uma sugestão de perguntas essenciais que você deve fazer ao seu médico a fim de otimizar a consulta. Munida das informações necessárias, o processo que você vai viver rumo ao sonho de ter um bebê ficará muito mais leve.

O que perguntar para o médico especialista em reprodução assistida?

1. Quanto tempo eu terei que dispor para vindas na clínica, exames e tempo de repouso (quando necessário)?

Embora a pergunta mais óbvia e mais repetida seja “Quanto tempo dura o tratamento?”, cremos que essa resposta simplificada não seja suficiente. Mais do que estabelecer um dia de início e um dia de fim do tratamento para engravidar, a paciente precisa estar bem consciente da disponibilidade que esse tratamento irá exigir como um todo.

Aqui não tem resposta padrão. Cada caso terá uma demanda diferente. Mas, no geral, precisam ser considerados: Os dias em que será necessária uma consulta presencial (considerando, inclusive, o deslocamento até a clínica, especialmente para as pacientes que não moram em Palmas, Tocantins); quantos exames serão solicitados e se há laboratórios para realizar esses exames nas proximidades da paciente ou se será necessário outro deslocamento a fim de fazê-los; se será necessário repouso e, consequentemente, afastamento do trabalho ou pernoite nas proximidades da clínica...

Viu só como há muito mais a ser considerado além da previsão de data final do tratamento? Estar com essas respostas em mãos irá ajudar a sua família a se organizar melhor, além de evitar surpresas desagradáveis. Como a maioria dos tratamentos para engravidar envolve medicações que podem provocar efeitos colaterais e potencializar o turbilhão de sentimentos de quem está esperando um resultado de gravidez positivo, tentamos eliminar qualquer fator inesperado que possa gerar stress.

2. Quais são as opções de pagamento, coberturas de planos de saúde ou financiamentos disponíveis para cobrir o tratamento para engravidar?

Caso você esteja com dificuldade para engravidar, ou não quer deixar o tempo de se tornar mãe passar sem que você tenha um plano de preservação de fertilidade, não deixe de procurar ajuda médica especializada por não ter o valor total do investimento à disposição. Muito menos por vergonha de perguntar o preço do tratamento desejado. É de praxe que a clínica forneça um orçamento das opções  que forem mais indicadas para você. Além disso, podemos te orientar quanto às formas facilitadas de pagamento – tais como financiamentos e opções de cobertura oferecidas por alguns planos de saúde.

3. O que eu posso fazer para lidar melhor com os efeitos colaterais, caso os sinta?

Muito se fala sobre os possíveis efeitos colaterais dos tratamentos para engravidar (devido aos medicamentos utilizados para indução da ovulação, preparo do endométrio etc.). Realmente, algumas pacientes podem sentir desconfortos como cólicas, dor nos seios, dor de cabeça, maior irritabilidade, mudanças de humor etc... em maior ou menor escala. Porém, mais do que saber identificar esses sintomas, devemos conversar sobre alternativas para minimizá-los. Afinal de contas, gerar um bebê não precisa e nem deve ser lembrado como um momento difícil da sua vida.

Atitudes simples (como readequar a sua agenda para não ter tantos compromissos inadiáveis e importantes durante o período) podem ajudar muito! Este é um momento de olhar para si mesma e priorizar o autocuidado. Que tal investir numa massagem relaxante? Uma caminhada ao ar livre? Assistir um filme com pipoca em boa companhia... Sair com as amigas para tomar um café e conversar...

Sabemos que é difícil e não palpável a recomendação de “evitar stress”. Mas eis um caminho facilitador: Talvez o melhor antídoto para amenizar a ansiedade seja tomar a atitude de, conscientemente, valorizar (e priorizar) os pequenos prazeres da vida.

Recepção da Clínica Gerare Reprodução Humana

4. Eu terei um suporte da clínica em caso de dúvidas ou se precisar conversar com alguém?

Aqui na Clínica Gerare, nos esforçamos para as pacientes se sentirem acolhidas desde a recepção até o atendimento final. As médicas especialistas em reprodução humana costumam disponibilizar, inclusive, um contato pessoal para atender as pacientes sempre que elas precisarem tirar dúvidas ou até mesmo conversar.

Além disso, contamos com a ajuda especializada de uma psicóloga. Quando necessário, encaminhamos as nossas pacientes para garantir que elas sejam amparadas durante todo o processo.

Antes de decidir sobre o seu tratamento para engravidar, é muito importante descobrir se a clínica de reprodução assistida escolhida pode oferecer todo o suporte que você precisa e merece.

5. Estatisticamente falando, quais são as chances de eu engravidar no meu caso específico e com o tratamento indicado?

Em se tratando de tratamentos para engravidar, é ilusão (e até mesmo antiético) oferecer garantias de sucesso. Para “sonhar com os pés no chão”, o melhor caminho é descobrir qual é a porcentagem de sucesso que o seu tratamento costuma oferecer, estatisticamente falando.

Você pode comparar as chances de engravidar naturalmente em relação às chances com o tratamento, entender como a sua idade interfere nessa conta, saber em quantas tentativas um determinado tratamento costuma funcionar melhor etc. Mais uma vez, a informação irá te empoderar e te salvar de criar expectativas irreais.

“Optar por um tratamento para engravidar pode ser a decisão mais importante da sua vida.”

Optar por um tratamento de reprodução assistida para tentar engravidar ou como opção de preservação da fertilidade pode ser a decisão mais importante da sua vida! Nada mais justo (e prudente) do que embarcar nessa jornada munida de todo conhecimento possível, e sem nenhuma dúvida guardada na mente. Estar bem-informada é um dos fatores que contribuem para o sucesso da sua trajetória rumo ao sonho de aumentar a família. E nós, da Clínica Gerare, teremos orgulho de estar ao seu lado durante todo o percurso.

Fontes:

Gerare Reprodução Humana

CFM – Conselho Federal de Medicina

SBRA – Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida