Este é um dos tratamentos com maior taxa de sucesso na reprodução assistida
Por Dra Alessandra Bianchini Daud, CRM/TO 2479

A ICSI (Injeção Intracitoplasmática de espermatozoides) é a técnica de reprodução assistida em que um espermatozoide selecionado é injetado diretamente dentro do óvulo. A fertilização acontece com a ajuda de uma microagulha em um ambiente preparado em laboratório. Depois, o embrião formado fica em observação até estar pronto para ser transferido para o útero da mamãe.
É diferente da FIV
Na Fertilização in Vitro o óvulo e os espermatozoides são depositados numa placa de cultivo em uma incubadora e, a partir daí, a natureza se encarrega do resto. Esperamos que os espermatozoides “encontrem” o óvulo e, um deles, fecunde-o.
Em alguns casos, porém, pode acontecer de nenhum espermatozoide conseguir fecundar o óvulo – especialmente quando há fator de infertilidade masculina. Nesse caso, a ICSI pode ajudar.
O procedimento também é indicado para aumentar as chances de sucesso na gravidez já que, geralmente, oferece resultados melhores do que a FIV.
Conheça os principais benefícios da ICSI:

1. Oferece a maior taxa de sucesso de gravidez entre os tratamentos de reprodução assistida.
2. A ICSI permite que a paciente engravide apesar de diversos motivos de infertilidade, tais como endometriose, homens com alteração no sêmen, obstrução das trompas, problemas na ovulação, entre outros.
3. Ajuda mulheres acima dos 35 anos a engravidarem de forma mais segura, e com maiores chances de sucesso.
4. A ICSI permite a maternidade solo, já que a paciente pode utilizar espermatozoides de um banco de sêmen para realizar a fertilização.
5. Permite engravidar depois da laqueadura. Como o embrião é formado em laboratório e transferido diretamente para o útero materno, obstruções tubárias não são um problema.

6. Permite planejar uma gestação futura. Mulheres que recorrem ao congelamento de óvulos para adiar a maternidade, posteriormente utilizam a ICSI para fertilizar esses óvulos e gestar seus bebês.
7. Possibilita a realização de biópsia embrionária para avaliar se o embrião formado é saudável e tem chances de se desenvolver.
8. Ajuda casais homoafetivos a engravidarem.
9. Ajuda em casos de infertilidade sem causa aparente. (Quando o casal não descobre, através da investigação da infertilidade, por qual motivo não consegue engravidar).
10. Te ajuda a realizar o seu sonho de ter um bebê!
Você está pronta? Entre em contato conosco e agende a sua avaliação.
Fontes: Gerare Reprodução Humana/ CFM – Conselho Federal de Medicina/ SBRA – Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida