Está considerando fazer uma Fertilização in Vitro? Conheça o passo a passo e quanto tempo leva o tratamento
Por Dra Alessandra Bianchini Daud, CRM/TO 2479
A Fertilização in Vitro é um tratamento moderno e seguro de reprodução assistida. A técnica consiste, basicamente, em fecundar um óvulo com um espermatozoide em laboratório, simulando o processo que aconteceria numa gravidez natural. Depois, o embrião resultante dessa fecundação é transferido para o útero materno.
Essa é a versão bem resumida de uma jornada que leva vários dias e desperta muitas dúvidas nos casais tentantes. Aqui vamos explicar o passo a passo da FIV. Você vai ver que, apesar de exigir um pouco de paciência, não é nenhum bicho de sete cabeças.
O primeiro passo, é procurar ajuda de uma clínica especializada em reprodução assistida, como é o caso da Clínica Gerare. Depois, você vai passar pelos seguintes momentos:
1ª etapa: Estimulação ovariana;
A grande largada de sua jornada se inicia com a utilização de medicamentos de estimulação ovariana. Eles servem para fazer os folículos antrais crescerem, e os óvulos que estão dentro desses folículos amadurecerem.
2ª etapa: Coleta dos óvulos;
Após a estimulação ovariana, coletamos os óvulos maduros de dentro dos folículos. Essa coleta é feita dentro do centro cirúrgico com a paciente sedada – ou seja, é indolor. O procedimento é rápido. Dura, em média, 20 minutos. A paciente fica em observação por cerca de uma hora e meia e depois já está liberada para voltar para casa. Nós orientamos um repouso de dois dias porque algumas mulheres podem notar certa sensibilidade ou incômodo leve no baixo ventre devido ao procedimento.
3ª etapa: Fertilização dos óvulos;
Nesse mesmo dia da coleta, os óvulos captados são fertilizados. O homem coleta o sêmen, que é processado em nosso laboratório para que os melhores espermatozoides sejam selecionados. Existem duas formas da fertilização em laboratório ser feita. Na FIV, os espermatozoides são depositados próximos ao óvulo para que o espermatozoide campeão encontre o caminho e a fecundação aconteça naturalmente. Na ICSI (injeção intracitoplasmática) um espermatozoide escolhido é depositado diretamente dentro do óvulo com a ajuda de uma agulha minúscula (ela é cerca de dez vezes mais fina do que um fio de cabelo). Tudo é feito com a ajuda de um microscópio.
4ª etapa: Acompanhamento do desenvolvimento dos embriões;
Após a fertilização, os embriões formados são acompanhados dentro do nosso laboratório de reprodução assistida. Durante cerca de cinco dias, eles ficam numa incubadora, até chegarem a um estágio chamado de blastocisto.
5ª etapa: Transferência embrionária;
Quando os embriões chegam ao estágio de blastocisto, estão prontos para a última e mais aguardada fase do tratamento, a transferência embrionária. A etapa final da jornada pode ser realizada neste mesmo ciclo em que foi realizado o restante do tratamento (e aí é chamada de transferência a fresco), ou os embriões podem ser congelados para serem transferidos num outro mês. No caso dos embriões congelados a paciente passa por um processo de preparo endometrial antes da transferência.
Quanto tempo leva o tratamento de FIV?
Desde o início da medicação para estimulação ovariana até chegarmos aos embriões em estágio de blastocisto, leva em torno de 18 dias. Após a transferência, aguardamos mais nove dias para termos o resultado do Beta HCG, sempre esperando por um positivo!
Fontes:
Gerare Reprodução Humana
CFM – Conselho Federal de Medicina
SBRA – Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida