Coito programado

Saiba mais sobre esse tratamento para engravidar de baixa complexidade

Por Dra Luciana Reis, CRM 2728/ RQE 1316-1491-1492-2931

O coito programado consiste, basicamente, em acompanharmos o período fértil da mulher para indicarmos qual é o melhor momento para o casal namorar.

Este acompanhamento é feito via ultrassom para analisarmos o desenvolvimento dos folículos que abrigam os óvulos.

A ovulação, por sua vez, pode ser a do ciclo natural da mulher, ou pode ser estimulada através de medicação. A opção com indução ovariana medicamentosa é a mais comum, por aumentar as chances de sucesso do tratamento.

Quando a mulher chega ao período fértil e com a confirmação dos exames, ela é orientada a ter relação com seu parceiro no dia e horário mais indicado.

Para quem o coito programado é indicado?

O coito programado é um tratamento de baixa complexidade, e geralmente é indicado para mulheres com problemas de ovulação.

Mas, não serve para qualquer casal com dificuldade de engravidar. Para que o tratamento seja eficaz, é preciso que os pacientes cumpram com alguns requisitos:

- A mulher precisa estar ovulando, ou responder bem aos medicamentos de indução da ovulação;

- As tubas precisam estar pérvias. Ou seja, sem obstruções e funcionando normalmente, porque é dentro delas que a fecundação acontece e é através dessa passagem que o óvulo fecundado chegará no útero;

- O útero precisa estar saudável, sem alterações;

- E, no homem, o espermograma precisa estar normal. Ou seja, deve haver uma boa concentração e qualidade dos espermatozoides.

Resultado do coito programado

Após 14 dias, é solicitado um exame de sangue Beta HCG para verificar se o tratamento deu certo.

Estima-se que as chances de sucesso do coito programado variem entre 10% e 15% por ciclo (para mulheres com até 35 anos). Essa variação leva em consideração outros fatores, como as condições gerais de saúde dos pacientes. Após os 35, as chances caem, assim como acontece com as tentativas de gravidez naturais.

Ficou com dúvidas ou gostaria de receber um orçamento? Entre em contato conosco!

Fontes:

Gerare Reprodução Humana

CFM – Conselho Federal de Medicina

SBRA – Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida