Congelar os óvulos e planejar a hora de ter filhos

Congelar óvulos é um serviço oferecido pela Gerare – Reprodução Humana que tem por objetivo preservar a fertilidade da mulher para um momento posterior. Essa preservação pode ser utilizada em diversas situações particulares da vida dessas futuras mamães – uma delas, por exemplo, são os casos de câncer. Diagnosticadas com a doença, mulheres optam pela criopreservação dos óvulos antes de se submeter a tratamentos que podem ser agressivos para sua fertilidade, como é o caso da quimioterapia. No entanto, existem os casos em que congelar os óvulos faz parte de um planejamento para adiar a hora de ter filhos. É sobre esse tema que vamos falar neste artigo do Blog da Gerare.

Tendência e planejamento familiar

Ter como opção congelar os óvulos e, assim, adiar a hora de ter filhos não é uma simples afirmação. Na verdade, existem dados que colocam essa decisão como uma tendência no Brasil. Em reportagem recente da revista VEJA, o tema é debatido com base na alta procura desse tipo de serviço em países no exterior, como os EUA, e que também estaria refletindo no aumento de casos em clínicas de fertilidade no Brasil. A reportagem mostra casos e ouve especialistas sobre o crescimento da busca por esse serviço em diversos cenários. Traz também interessante pesquisa, que leva em conta estatísticas em território nacional.

O IBGE e a maternidade

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), houve aumento no número de mães que deram à luz pela primeira vez com idade superior a 30 anos. Na pesquisa realizada no ano 2000, esse percentual era de 22,5%. Em 2012, que é o último dado do instituto, esse índice já havia subido para 30,2%. Ainda falando em números, existe uma estimativa ressaltada no texto de que, com 25 anos de idade, a cada ciclo menstrual, a mulher tem 25% de chances de engravidar. Com 40 anos esse índice cai para 8%.

Congelar óvulos

A Gerare – Reprodução Humana oferece o serviço de criopreservação de óvulos. A técnica de vitrificação proporciona alta taxa de sucesso, com índices de 95%. A proposta é que mulheres possam congelar os seus óvulos quando ainda são jovens e, no momento em que decidir ser mãe, pode utilizar do material sem preocupações com a idade reprodutiva. Fale com nossa equipe e tire todas as suas dúvidas sobre esse serviço. Clique aqui.