Dúvidas frequentes sobre fertilidade do homem

Em muitos casos em que casais não conseguem engravidar, o problema pode estar no homem. A fertilidade masculina gera muitos questionamentos e, claro, a busca por soluções. As dúvidas frequentes sobre fertilidade do homem são tema do Blog da Gerare, que vai trazer de forma mais detalhada esse assunto no artigo de hoje. É sempre importante lembrar que a nossa equipe está à disposição para tirar todo o tipo de dúvida e conversar sobre pontos de seu interesse.

Quais as principais causas da infertilidade masculina?

A dilatação das veias do cordão que sustenta os testículos, mais conhecido como varicocele, é a principal causa de infertilidade masculina. A doença costuma aparecer no começo da puberdade, podendo ser diagnosticada em meninos acima de 12 anos. O problema não apresenta sintomas e pode passar anos sem ser descoberto. Por isso, o indicado é consultar um médico urologista regularmente.

Existem outros fatores que podem causar a doença?

Existem, sim, outros fatores que podem causar a doença. Essa relação de causas, inclusive, está entre as dúvidas frequentes sobre fertilidade do homem. O Blog da Gerare reuniu aqui outros exemplos:
  • Câncer (o tratamento com radioterapia ou quimioterapia pode afetar o aparelho reprodutor);
  • Diabetes;
  • Obesidade;
  • Disfunções sexuais;
  • Problemas neurológicos;
  • Uso de drogas e anabolizantes também estão entre os fatores que podem contribuir para a infertilidade masculina.
O cigarro, inclusive, é um dos produtos químico relacionados quando o assunto são as causas de infertilidade do homem.

A idade pode influenciar na infertilidade?

Pode, sim. Isso ocorre porque a fragmentação do DNA do espermatozoide reduz a taxa de gravidez. Estudos apontam que homens com mais de 40 anos já apresentam espermatozoides com alterações genéticas.

Tem como prevenir infertilidade do homem?

Para isso, basta evitar abusos que possam comprometer a sua saúde, como uso de drogas e de cigarro. Em contrapartida, deve-se praticar exercícios físicos com frequência, evitando, assim, um quadro de obesidade. Manter relações sexuais seguras é outro fator que reduz a possibilidade de má produção dos espermatozoides.

Quais são os tratamentos para infertilidade masculina?

Qual o tratamento adequado? Essa questão sempre aparece na lista de dúvidas frequentes sobre fertilidade do homem. Na maioria dos casos, o homem infértil pode resolver o seu problema de duas maneiras: medicamentos ou cirurgia. Entretanto, em situações mais complicadas, o indicado é o método de reprodução assistida, como a Fertilização In Vitro (FIV) – recurso de reprodução humana altamente utilizado e que traz para a vida de casais a possibilidade da tão sonhada gravidez. A injeção espermática intracitoplasmática também é uma técnica bastante utilizada. Trata-se de um procedimento que consiste em introduzir um único espermatozoide dentro do óvulo para promover a fecundação. Vale destacar que a Gerare – Reprodução Humana fornece todo tipo de auxílio e, inclusive, oferece suporte para tirar as dúvidas frequentes sobre fertilidade do homem. Entre em contato conosco clicando aqui.