Gravidez e febre amarela: saiba quais são as precauções
Entenda como funciona essa doença grave que tem deixado os postos de saúde lotados e se ela é prejudicial para a gestação.
Febre amarela
A febre amarela é uma doença antiga, que está em alta atualmente por causa dos inúmeros casos de infectados. Ela é transmitida pela picada do mosquito Aedes Aegypti, o mesmo transmissor da dengue e costuma ser mais frequente em áreas rurais.
Os sintomas são: febre, dores de cabeças, dores musculares e mal-estar. Além disso, ela pode causar náuseas, diminuição do ritmo cardíaco e vômito seguido de sangue. Se não for tratada e diagnosticada, pode levar a óbito.
Febre amarela em Tocantins
A procura pela vacina aumentou em 20% na cidade de Palmas no mês de janeiro. As doses foram distribuídas para todos os postos do município e a prefeitura espera vacinar todos os habitantes até o meio do ano. Segundo a Secretaria de Saúde, não são fracionadas, ou seja, valem para a vida inteira.
A procura pela vacina foi muito grande quando uma morte por causa da doença foi confirmada no estado. Porém, a situação já foi normalizada e não há filas de espera.
Outro ponto importante que deve ser informado é que quem já foi vacinado há algum tempo atrás ou quando era criança, não tem a necessidade de se imunizar novamente.
Vacinação
A vacina consiste na aplicação do vírus vivo dentro do nosso corpo para que possamos produzir anticorpos e ficar imunes. Ela pode causar efeitos colaterais como por exemplo, febre e dores de cabeça.
Porém, não são todas as pessoas que podem ser vacinadas. Crianças com menos de 9 meses e idosos com mais de 60 anos precisam de uma avaliação médica.
Gestação
Muitas dúvidas surgiram em torno da vacinação contra a febre amarela, principalmente, se as mulheres que estão esperando bebê podem ou não se vacinar.
As mães que estão amamentando crianças com menos de 6 meses de vida não podem se imunizar. Além disso, pessoas com alergia a ovo também estão restritas.
Segundo a American College of Obstetricians and Gynecolgists, não há conhecimento se há efeitos colaterais na imunização de mulheres que estão grávidas, por isso, a vacina é contraindicada nesse caso.
Mitos e verdadessobre febre amarela
Quando uma doença se torna "famosa" e começa a despertar pânico na população, muitas vezes, mitos são criados em cima delas.
Uma das principais mentiras sobre a febre amarela é que ela passa de pessoa para pessoa. Ela é unicamente transmitida pela picada do mosquito.
Essa resposta também serve para quem insiste em falar que se o ser humano tiver contato com um macaco, ele será infectado. O macaco não é transmissor, ele é hospedeiro.
Quem não mora perto de áreas de risco e nem vai visita-las em breve, não precisa tomar vacina. Esta é uma informação verdadeira.
Em caso de dúvidas, consulte um médico de confiança ou entre em contato conosco.