Quais exames hormonais femininos devem ser solicitados antes de engravidar?
Prevenção nunca é demais, não é mesmo? Especialmente quando o assunto é gravidez. No caso das futuras gestantes, visitar o médico periodicamente deve fazer parte da rotina para garantir o diagnóstico e a prevenção de doenças. Procedimentos simples, como os exames hormonais, são essenciais para verificar os níveis dos hormônios no corpo e como eles afetam a saúde e bem-estar da mulher.Primeiramente, o que são hormônios? São substâncias produzidas pelo sistema endócrino, que são secretadas na corrente sanguínea e atuam em diferentes partes do organismo. As alterações hormonais são constantes em homens e mulheres ao longo da vida, mas algumas disfunções podem ser prejudiciais se não forem observadas com cuidado.Existem procedimentos específicos para avaliar a condição hormonal das mulheres, inclusive relacionados à fertilidade. Sabendo o que são os hormônios, vamos conhecer alguns exames que devem ser feitos antes de engravidar?
Hormônio da tireoide (TSH)
A dosagem de rotina do TSH é muito importante, tendo em vista que as disfunções da tireoide podem impedir a ovulação e afetar a fertilidade. O TSH também pode impactar na gravidez, causando abortos e outras complicações. O ideal é fazer o tratamento antes de uma possível gravidez.
Progesterona
A progesterona é produzida pelo corpo lúteo (localizado no ovário) e tem função de preparar o útero para a aceitação do óvulo fertilizado, sendo responsável pela manutenção da gravidez inicial. Números insuficientes de progesterona durante esta fase podem causar infertilidade e até abortos recorrentes.
FSH (Hormônio folículo estimulante) e LH (Hormônio luteinizante)
Eles promovem a ovulação e estimulam as secreções dos hormônios sexuais pelos ovários. Enquanto o FSH estimula a secreção de estrogênio e o amadurecimento dos óvulos, o LH atua na liberação dos óvulos. Quando há alterações nesses hormônios, o processo de gravidez pode se tornar mais difícil.
Prolactina
É responsável pelo estímulo da produção de leite materno pelas glândulas mamárias no período da gestação. Os níveis da prolactina normalmente são elevados em mulheres grávidas, mas em outros casos, a hiperprolactinemia (disfunção causada pela produção elevada do hormônio) pode causar irregularidades menstruais, problemas de fertilidade e diminuição na libido.
Estrogênio
O estrogênio regula o ciclo menstrual das mulheres e promove alterações no corpo feminino desde a puberdade. Ele também promove o desenvolvimento das estruturas uterinas e dos ductos mamários. Quando a gravidez ocorre, os níveis de estrogênios sobem de forma constante, mas se a mulher não engravidar, os números caem e ocasionam a perda menstrual. Para investigar eventuais desequilíbrios hormonais, você deve procurar um ginecologista e estar atenta às pequenas alterações no seu corpo. A partir dos resultados dos exames hormonais, o especialista poderá indicar o tratamento mais adequado para o seu caso e orientá-la da melhor forma possível. Não deixe de realizar esses exames antes de engravidar.