Fertilidade e saúde mental andam de mãos dadas
Por Dra Alessandra Bianchini Daud
A fertilidade e a saúde mental andam de mãos dadas. Sempre falamos aqui em como a jornada das tentantes é cheia de altos e baixos, da necessidade de uma rede de apoio e até de um auxílio psicológico para passar por essa fase da forma mais leve possível. Mas a verdade é que a infertilidade pode interferir profundamente na qualidade de vida dos casais com dificuldade para engravidar.
Quadros de ansiedade e depressão podem se manifestar durante as tentativas para engravidar naturalmente, na descoberta de algum motivo de infertilidade, em perdas gestacionais, durante um tratamento de reprodução assistida e após ele, especialmente quando não alcançamos o resultado esperado.
O setembro amarelo também é para você, tentante. Para que se lembre de que mesmo desejando tanto um bebê, não pode se esquecer de cuidar de você. A futura mamãe e o futuro papai também precisam de colo. E está tudo bem se der vontade de chorar de vez em quando. Só não façam isso sozinhos, calados. Permita que alguém estenda a mão para você.
Aqui na Clínica Gerare contamos com uma psicóloga especializada no acompanhamento da jornada de casais que descobriram um quadro de infertilidade, e que decidiram apostar em um tratamento de reprodução assistida. Conte conosco!