Síndrome dos Ovários Policísticos

Entenda como a doença interfere na fertilidade e como tratá-la

Por Dra Luciana Reis, CRM 2728/ RQE 1316-1491-1492-2931

A Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) é um distúrbio hormonal que, como o nome sugere, provoca o aparecimento de cistos nos ovários. E isso traz muitas implicâncias para a saúde da mulher: Ela pode ter mais pelos pelo corpo, menstruação irregular ou ausente, cólicas, acne, obesidade e infertilidade. Em alguns casos, a condição pode ser assintomática.

Entenda como a SOP afeta a fertilidade

Basicamente, essa síndrome pode alterar a qualidade do óvulo. A alteração metabólica existente dificulta a ovulação todo mês, diminuindo a qualidade do óvulo. Por isso é importante o conceito de controle metabólico através da mudança do estilo de vida da paciente.

Uma ressalva importante: Quem tem SOP pode ter dificuldade para engravidar, mas não é estéril.

Existe uma grande diferença! Não é que a paciente que recebeu o diagnóstico nunca poderá engravidar. Ela apenas poderá enfrentar mais dificuldades para conseguir conceber.

Tratamentos de SOP para pacientes que desejam engravidar

 O tratamento para o controle da Síndrome dos Ovários Policísticos normalmente conta com diversas abordagens simultâneas.

A primeira delas é uma mudança no estilo de vida. Uma alimentação pobre em carboidrato associada a atividades físicas que misturem o efeito anaeróbio (exercícios de força, como a musculação, ou de alta intensidade e curta duração, como pular corda) e aeróbio (como caminhada, corrida, natação etc.).

A segunda iniciativa é a suplementação alimentar e as medicações. Por exemplo, podemos medicar a hipoglicemia, que controla a relação de glicemia e insulina; e utilizar o mio-inusitol, componente que melhora as desordens metabólicas e é bastante indicado para pacientes com Síndrome dos Ovários Policíticos. Importante lembrar que o tratamento precisa ser indicado e assistido pelo seu médico.

Um terceiro ponto são os tratamentos de reprodução assistida. Podemos recorrer a eles para induzir a ovulação da paciente. Veja algumas possibilidades:

Tratamentos de reprodução assistida para pacientes com SOP que desejam engravidar

  • Coito programado, em que a ovulação é induzida com medicação e depois o casal namora;
  • Inseminação intrauterina, em que a ovulação é induzida e o sêmen é depositado dentro do útero;
  • Fertilização in Vitro (FIV), em que a ovulação é induzida, os óvulos são captados e fertilizados em laboratório, e o embrião formado é transferido para o útero materno para a paciente gestar.

Dúvidas frequentes sobre a SOP e a fertilidade:

Qual é o melhor tratamento para engravidar para quem tem Síndrome dos Ovários policísticos (SOP)?

A resposta para essa pergunta vai depender de vários fatores: A idade da paciente, se tem outro comprometimento de infertilidade (como alteração tubária ou fator masculino, por exemplo). O importante é sempre ter acompanhamento médico.

Quem tem Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) tem que fazer tratamento toda vez que quiser engravidar?

Não. A paciente pode e consegue engravidar de forma natural. Principalmente se investir em uma mudança sustentável no estilo de vida, fazendo uma reeducação alimentar definitiva e incluindo os exercícios físicos em sua rotina.

Fontes:

Gerare Reprodução Humana

CFM – Conselho Federal de Medicina

SBRA – Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida