Novos recursos devem tornar os tratamentos mais eficazes e acessíveis
Por Dra Alessandra Bianchini Daud, CRM/TO 2479

A medicina reprodutiva está em constante desenvolvimento. A cada ano, novos estudos e recursos permitem que ajudemos ainda mais famílias a alcançar o sonho da maternidade. Veja, a seguir, algumas das tendências que devem ganhar força ao longo do ano.
Congelamento de óvulos

A busca pela preservação da fertilidade tem aumentado vertiginosamente nos últimos anos. Em 2025, a previsão não é diferente. O maior acesso à informação e o desejo das mulheres de adiarem a maternidade têm impulsionado essa tendência.
O congelamento de óvulos permite que uma gestação futura seja planejada com mais segurança, além de beneficiar pacientes que passarão por tratamentos que podem comprometer a fertilidade – como tratamentos oncológicos ou cirurgia para remoção de focos de endometriose, por exemplo.
Maior busca pela biópsia embrionária

Saber se o embrião formado é cromossomicamente normal antes de transferi-lo para o útero materno aumenta bastante as chances de sucesso no tratamento. A biópsia embrionária é bastante indicada para casais mais velhos, para os que tem histórico de doença genética ou para aqueles que já tiveram falhas na implantação no embrião.
Maior preocupação e cuidado com o estilo de vida

Pacientes tentantes já sabem: Cultivar hábitos saudáveis é essencial para aumentar as chances de engravidar.
Praticar atividades físicas, ter uma alimentação equilibrada, controlar o estresse e ter o sono regulado são algumas das indicações. Além de promover o bem-estar e regular o funcionamento do organismo de uma forma geral, esses cuidados ajudam a controlar doenças que afetam a fertilidade, como endometriose e Síndrome dos Ovários Policísticos.
Atendimento Online

O atendimento virtual está cada vez mais presente nas rotinas de consultório de reprodução humana. As grandes distâncias não devem mais ser um impedimento para iniciar a jornada de casais tentantes com a reprodução assistida.
É claro que não é possível realizar todo o tratamento à distância, mas as idas e vindas à clínica têm uma redução considerável, especialmente na etapa de investigação da infertilidade.
Uso de recursos da Inteligência Artificial na reprodução humana

A IA pode ser utilizada para tornar mais eficientes algumas etapas do tratamento para engravidar. Por exemplo: Seus parâmetros podem indicar quais embriões tem maior chance de se desenvolver e proporcionar uma gestação saudável.
Você já considerou realizar um tratamento de reprodução assistida para engravidar? Estamos disponíveis para te ajudar com qualquer dúvida. Entre em contato!
Fontes: Gerare Reprodução Humana/ CFM – Conselho Federal de Medicina/ SBRA – Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida