A colposcopia é um exame que permite a visualização da área do trato genital inferior (vagina e colo uterino) com um aumento de 10 a 40 vezes do tamanho normal. Quando a área visualizada é a vulva (parte externa do trato genital), o exame é denominado Vulvoscopia.
Estes exames são grandes aliados no diagnóstico e tratamento do HPV (Papiloma vírus Humano).
A Colposcopia é indicada nos casos de resultados anormais do exame preventivo de câncer do colo uterino (Exame de Papanicolau) e nos casos onde foi notado alguma alteração no exame ginecológico.
Já a vulvoscopia é indicada quando foi notado alterações no exame ginecológicos (lesões, verrugas, coloração anormal) e em casos de prurido ou dor vulvar.
A Colposcopia e a vulvoscopia ajudam no diagnóstico e planejamento do tratamento. Os exames são realizados no próprio consultório médico com a paciente na mesa de exame, em posição ginecológica.
Se áreas anormais forem diagnosticadas durante a Colposcopia/vulvoscopia, é realizada uma ou múltiplas biopsias para ajudar no diagnóstico. A biópsia nada mais é que a retirada de pequeno fragmento de tecido da área anormal. As amostras obtidas são, então, enviadas ao laboratório para serem examinadas por um médico patologista