Teste de fragmentação de DNA espermatico

Este teste pode ser realizado como prognóstico e, se eficiente, como terapêutico, melhorando as taxas de fertilização em técnicas de Reprodução Assistida.

 

As maiores causas da fragmentação do DNA dos espermatozoides é o stress oxidativo causado principalmente por fatores como: fumo, poluição, stress ambiental, aumento de temperatura testicular etc.

 

A fragmentação não altera morfologicamente o espermatozoide, por isso é utilizado essa técnica na qual se consegue identificar os espermatozoides com DNA fragmentado.

 

O teste é conhecido como HALO, ele basicamente com soluções próprias, consegue retirar o envelope da cabeça do espermatozoide, desenrolando a fita de DNA e verificando sua integridade.

 

Espermatozoide que apresentam um HALO em volta da cabeça possuem seu DNA integro, já os espermatozoides que não possuem esse HALO, estão com DNA fragmentado.

 

Para taxas de fragmentação altas, o ideal é um acompanhamento com o urologista para iniciar uma terapia de antioxidante.

 

É importante ressaltar que para qualquer coleta seminal, o importante é estar entre 01 a 03 dias de abstinência no máximo, pois quanto maior o período de abstinência maior aas chances de fragmentação do DNA espermático.